
Os lipomas são tumores benignos formados pelo acúmulo de células de gordura. Atingem mais aos cães do que aos gatos, sem especial distinção de raças. Cachorros idosos e obesos são os mais propensos. Os lipomas variam de tamanho – também podem ser múltiplos -, em geral surgindo com meio centímetro e podendo crescer com o tempo.
Na maior parte dos casos indolores, os lipomas surgem sempre sob a pele e são mais comuns na parte baixa da barriga do animal, mas podem afetar qualquer região do corpo. Mais raro é o lipoma infiltrativo, tipo que se desenvolve em tecidos mais profundos e entre as camadas musculares.
A identificação do nódulo de gordura se dá pela palpação, enquanto o exame de citologia aspirativa é bastante confiável para confirmar a lesão. A definição do tratamento se dá pelo acompanhamento da evolução do tumor; tanto o veterinário pode dispensar qualquer intervenção, como indicar a remoção cirúrgica, procedimento relativamente simples, aconselhável em casos de crescimento considerável da lesão ou por sua localização.