Dermatologia Veterinária em Porto Alegre | Dermatocenter

Dermatocenter

Casos Clínicos

SARNA DEMODÉCICA

A sarna demodécica (ou demodicidose), provocada pelo ácaro Demodex canis, é doença de predisposição genética e não contagiosa. Enquanto o ácaro habita naturalmente a pele do cão sem oferecer riscos, é quando há uma baixa da defesa imunológica que a doença se manifesta.

A sarna demodécida tem dois tipos: localizada e generalizada. Na primeira, costuma atacar aos filhotes de até um ano, e a cura acontece sem tratamento na maioria dos casos.  Já a sarna demodécica generalizada acomete animais maduros, e os sintomas são mais variados e contundentes. A perda de pelo pode avançar para a descamação, formação de crostas, manchas e piodermite severa.

A foto acima revela um cão adulto paciente da doença. Já a imagem abaixo traz o cão curado, após três meses de tratamento.

-------------------------------------------

PIODERMITE

A piodermite é dos problemas cutâneos mais comuns nos cães. É causada pela Staphylococcus spp., bactéria encontrada na pele dos animais saudáveis, mas que por distúrbios metabólicos, hormonais e imunológicos desencadeiam a infecção.

Os sintomas que revelam a Piodermite variam na intensidade e na extensão. Na foto acima, o animal sofre com pústulas na região do abdômen.

Em geral, o tratamento costuma levar algum tempo, raramente menos de duas semanas. Casos mais graves (piodermite profunda) podem exigir vários meses de cuidados. O caso das fotos foi tratado em 30 dias, e a segunda imagem mostra o bom resultado.